Como Jogar Truco




Vou tentar explicar aqui como se joga Truco da maneira mais simples possível. Apesar de ser um jogo essencialmente simples, o Truco é um jogo de difícil explicação por ter muitas regrinhas. É um jogo de blefe extremamente viciante… então vamos lá marujos.

Preparação: Truco é um jogo para quatro jogadores. Duas duplas se arranjam na mesa, de modo que cada jogador fique de frente para o seu parceiro. Também pode-se jogar individualmente, mas não é muito usual. Joga –se Truco com um baralho normal, porém retira-se do baralho as cartas 8, 9 e 10 (e os coringas é claro). Elas não são utilizadas no jogo.

Objetivo: Vence a dupla que atingir 12 pontos primeiro. Cada mão do jogo vale um ponto, podendo valer mais caso o jogo esteja trucado (explicarei adiante).

Valor das cartas: A primeira regra a ser considerada é de que as cartas seguem uma ordem de valores. Como mostra a imagem, da carta mais forte para a mais fraca, não importando os naipes: 3>2>A>K>J>Q>7>6>5>4




Deve-se lembrar que a Dama (Q) virá depois do valete (J) exepcionalmente no jogo de Truco. Além desses valores fixos, a cada rodada uma carta retirada do baralho determina a carta mais forte do jogo, essa carta é chamada de Manilha, e sempre será o número seguinte da tal carta retirada. Por exemplo: ao iniciar uma rodada o distribuidor das cartas vira uma carta na mesa de número 4, então as cartas de númro 5 serão as cartas mais fortes do jogo, ganhando inclusive do 3 que é a carta mais forte. Nasse caso o cinco é a Manilha.

No Truco, os naipes só terão valores considerados para as Manilhas. Em caso de empate, quando duas manilhas são postas no jogo, os naipes seguem a ordem de valor para desempate, do mais forte para o mais fraco: Paus>Copas>Espadas>Ouros




As manilhas recebem nomenclatura de acordo com o naipe: Zap, Copas ou Escopeta, Espadilha e Pica Fumo, de acordo com a figura acima.

Como jogar (!): Sabendo disso, finalmente podemos começar a jogar. Cada jogador recebe 3 cartas e vira-se uma carta do monte para determinar as manilhas. A mão é dividida em três rodadas e, cada mão, vale um ponto. Cada jogador na sua vez descarta e o jogo segue no sentido horário, e vence a rodada quem tiver a carta de maior valor. A mão é uma melhor de três, portanto a dupla que ganhar 2 rodadas vence a mão e ganha 1 ponto.

  • Empate: Se uma ou mais rodadas tiverem empate, o jogo segue as seguintes regras:
    • Se a mão empatar na primeira rodada quem ganhar a segunda vence;
    • Se a mão empatar na segunda rodada quem ganhou a primeira vence;
    • Se a mão empatar na primeira e segunda rodadas, quem fizer a terceira vence;
    • Se a mão empatar na terceira rodada quem ganhou a primeira vence;
    • Se as três rodadas da mão empatarem, ninguém marca ponto.


TRUCO! Quando uma dupla pede “Truco”, significa que ela está pedindo que o valor da mão aumente. O jogo que normalmente valeria 1 ponto passa a valer 3, se os adversários aceitarem o Truco. Se diz que o jogo fica trucado.

Quando um jogador truca outro jogador, este pode aceitar o Truco e a rodada passa a valer 3 pontos, pode fugir, interrompendo a rodada e perdendo 1 ponto, ou pode pedir Seis, elevando o valor da aposta para 6 pontos. Consequentemente, quando é pedido Seis, as respostas podem ser de aceitar, elevando o valor da rodada a 6 pontos, fugir e entragar 3 pontos “de graça” (já que o jogo já esté trucado, ou pedir Nove. E da mesma forma ainda pode-se pedir Doze.

O Truco é um jogo emocionante por lidar com o Blefe. Você pode ter cartas fracas e pedir Truco com convicção, de modo que os adversário fiquem temerosos e entreguem o ponto de graça. Esses truques se aprendem intuitivamente com o tempo.


  • Mão de 11: Quando uma dupla atinge 11 pontos, não se pode trucar e a partida já inicia valendo 3 pontos. Os jogadores que possuem 11 pontos podem olhar as cartas do seu parceiro antes da partida iniciar.
  • Mão de Ferro: Chama-se mão-de-ferro a rodada em que todos os jogadores possuem 11 pontos, assim quem vencer a mão de ferro vence o jogo. A mão-de-ferro pode ser jogada “no escuro”, nesse caso os jogadores não podem ver a sua mão. Cada um vira suas cartas apenas na hora de descartá-la.
Outras regrinhas:

  • Distribuição: No início da partida um pessoa embaralha a mão, a pessoa a sua esquerda deve fazer um corte e a pessoa a su direita distribui. Na próxima mão, será o jogador seguinte que começa embaralhando e seguindo o mesmo processo.
  • Carta Coberta: Quando um jogador não quer mostrar a sua carta ele pode jogá-la virada, de modo que esta não afetará o jogo (pode ser uma tática de blefe, ou apenas ser uma carta realmente fraca, que não vale a pena ser exibida). Porém, na primeira rodada da mão não pode-se descartar uma Carta Coberta.
Fim. /o/

Bom, acho que é isso, se alguém souber de alguma regra que eu esqueci é só falar, beleza? E quem não souber jogar espero que comecem logo!

63 comentários:

  1. não tem como as três mãos empatarem...nesse caso usa-se o critério das manilhas..
    dãããã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim isso já me aconteceu e nenhum de nós recebeu pontos como as regras acima.

      Excluir
    2. Na mão de ferro quem saí com ZAP e copas é obrigado a mostrar no começo ou pode-se
      jogar o jogo normalmente ?

      Excluir
    3. Na mão de ferro não se olha as cartas por isso não tem como mostrar as cartas logo no começo

      Excluir
    4. É possível sim que haja empate nas três mãos.
      Na mesa só jogamos as mãos de ferro ou seja 11-11 as claras. Se vc sair de casal maior, o correto é mostrar na mesa, para os seus adversários até porque vc já está ganho, mas se quiser jogar também pode...muitos adversários ficam bravos quando isso acontece...lembrando que tem alguns pangarés que conseguem perder com casal maior.

      Excluir
  2. Jogar individualmente???
    Jogue paciência.
    Óbvio que você pode jogar o que vc quiser sozinho, mas as regras do truco indicam um jogo de duplas. Até trios são aceitáveis.

    ResponderExcluir
  3. Individualmente no sentido de que cada um comanda seu jogo sozinho, sem ser em dupla. Mas como eu falei, não é muito usual, perde a graça. x)

    ResponderExcluir
  4. olha
    pelo o que eu sei
    quando a primeira mão fica empatada(ou amarrada) o jogo é definido pela maior
    ou seja cada jogador mostra a maior carta que tiver na mão
    e vence que tiver a maior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser empatar a segunda mão tb pode...e será definido na terceira mão. Mais tem como ficar empate na terceira tb

      Excluir
  5. da hora amei ,cm o anomimo disse na minha calasse tambem era a unica q nao sabia agora eu sei,uhhuuuuuuuuuuuu.bigada

    ResponderExcluir
  6. Muuuuuuuuuuitooooooooo !!!
    Bom agora vou pegar meu irmão pq ele me ensinou errado so p ganhar de mim !!!!
    Bjooooooos ...
    valew!!!

    ResponderExcluir
  7. Opaa deu pra entendee siim

    agora fikoo maiss facil eu ja sabia agora fikoo muito mas facill siiim

    teemdew valew abraços a todos aeww

    ResponderExcluir
  8. queria saber a respeito dos sinais q se dá ao pco...alguem podia me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinais são simples tbm , 1º pisca com um olho e sinal de zap paus ♣️ , 2° levantar as sobrancelhas juntos os dois lados sinal de copas ♥️, 3° Passar a língua por entre os lado de dentro da boca na bochecha sinal de espada♠️ , 4° Mostrar a língua 👅 sinal de pica fuma ♦️

      Excluir
    2. Sinais são simples tbm , 1º pisca com um olho e sinal de zap paus ♣️ , 2° levantar as sobrancelhas juntos os dois lados sinal de copas ♥️, 3° Passar a língua por entre os lado de dentro da boca na bochecha sinal de espada♠️ , 4° Mostrar a língua 👅 sinal de pica fuma ♦️

      Excluir
  9. Marcos disse.

    Eu não sabia nen um pouco disso,mas espero agora supreender a todos q estão me zoando vou trucar todo mundo

    ResponderExcluir
  10. Ow anonimo, os sinais podem ser combinados com o seu parceiro para que voce saiba que cartas ele tem para montar a sua estratégia

    ResponderExcluir
  11. voce explica muito bem eu acho que quando eu quiser aprender alguma coisa eu vou vim aqui de novo°°°!!!.

    ResponderExcluir
  12. AS OUTRAS CARTAS DE OUTROS NAIPES TEM O MESMO VALOR?
    AGRADEÇO SE TIVER RESPOSTAS !

    ResponderExcluir
  13. Eu nao sabia jogar meu colegas me coretam por isso agora quero veer !

    ResponderExcluir
  14. nossa valew muito suas explicaçoes meu marido é viciado nisso e eu nao sabia nada agora jogamos juntos graça a sua explicaçao muito obrigada......

    ResponderExcluir
  15. assim fica mais facil,valeu!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. OLÁ GOSTEI DA EXPLICAÇÃO ,JÁ SEI COMO FUNCIONA O JOGO VC EXPLICOU DEREITINHO BJS

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. waleu meu irmão,voce ensinou tudo certo

    ResponderExcluir
  20. euu não entendi vey o jogo e muito dificil cara mas euu ainda aprendoo não descansarei ate aprender .......

    ResponderExcluir
  21. dãrrrrrrr jogar individualmente siginifica jogar um contra um

    ResponderExcluir
  22. acho que entendi quase td
    só que a pessoa descarta a carta mais baixa que ela tiver na mão?
    waleu.

    ResponderExcluir
  23. hum..... ja aprendi a jogar truco que legal............

    ResponderExcluir
  24. Faltou falar que a primeira carta é sempre para o adversário da direita. E se o corte for 'seco' ( simplesmente cortar o monte ao meio) dá-se a carta de onde foi cortado a metade. è confuso de explicar rsrs.. tipo de tirou a parte de cima pra distribuição das cartas, esta deve começar de baixo... o típico 'sobe'. Se tirou a parte de baixo para distribuição das cartas, deve-se começar de cima para baixo... o tipico 'desce'.
    Caso o adversário manipulou o baralho como bem quis, quem vai distribuir decide de onde começar e mantem a assim até o fim da distribuição sem alternar, desde que não seja aleatório (tipo casa da mãe joana).
    outra coisa..Na 'mão de ferro'( quando ambos têm 11 pontos) O corte é obrigatoriamente seco, e a distribuição é tipo "baralho corrido" seguindo a ordem em que estão sentados `a mesa.

    Caso uma carta é virada sem querer pode-se "queimar a carta" (entenda que não é por fogo, mas apenas desconsiderá-la naquela partida).
    não é usual dizer ao companheiro quais cartas tem em mãos...pra isso usamos sinais... combinem antes do jogo para evitar o fala fala durante o jogo...fica parecendo jogo de comadre.... não rola....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima explicação, e falto dizer tbm quem poderá queimar as carta até 3x.

      Excluir
  25. mto legalll adoreiii...agora vou jogar com meu marido ele é viciado nesse jogo...kkkkk....bjussss

    ResponderExcluir
  26. vlw cara agora tendi como joga

    ResponderExcluir
  27. Obrigado precisava saber disso para fazer o trabalho de ed. fisica que o chato do professor passou...Valew

    ResponderExcluir
  28. Vlww...
    Não entendia muito bem como era o jogo,agora com a sua explicação ficou muito mais facil!!
    obg

    ResponderExcluir
  29. Não entendi a sequencia de truco. Quem pode fugir? Quem pode pedir 6 ou mais? O adversário ou quem pediu o truco?

    ResponderExcluir
  30. Afff nao adianta bota anta nisso como sou burra,,mesmo com as dicas nao aprendi...

    ResponderExcluir
  31. Para vc saber as manilias q seu pc tem é simples, quando ele pisca, é pq ele tem o zap, quando ele levanta a saobracelhas ele temo copa, quando ele fazer biquinho ele tem o spada e quando ele tem o ouro ele mostra a lingua..

    ResponderExcluir
  32. Cara, quando eu grito TRUCO?
    Nunca sei . . . Se alguém souber me ajuda pfv!

    ResponderExcluir
  33. pra mim poder ganhar, todas as cartas tem que esta no msm naip?

    ResponderExcluir
  34. Legal eu adorei
    todos meus amigos sabem joga menos eu
    agora eu sei
    :)

    ResponderExcluir
  35. Mais e os sinais?? vc poderia explicar? brigaduu

    ResponderExcluir
  36. obrigada pela explicação, vou começar a treinar, assim ficou mais fácil pra iniciar, ainda bem que vc deixou pra nos um pouco do seu conhecimento, um bj. afinal vc merece pela sua dedicação e amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  37. Na escola agnt junta a sala inteira pra joga fica cabuloso d+!!

    ResponderExcluir
  38. Olha eu quero saber quantas cada uma, tipo quantos 4 quantos 6 quando as entendende?

    ResponderExcluir
  39. quando é empatado as tres maos .e o outro pede truco ,mostra um reis e a mao aceita o truco ela é obrigada a cortar o reis

    ResponderExcluir
  40. wow isso é legal eu recebi um código de ouro do Xbox Live e funcionou! Tenho o meu de https://xblg.codetoad.org

    ResponderExcluir
  41. wow isso é legal eu recebi um código de ouro do Xbox Live e funcionou! Tenho o meu de https://xblg.codetoad.org

    ResponderExcluir
  42. Gostei muito explicou muito bem,vou começar a jogar agora

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde quando empacha todos têm que mostra a maior ou só o mao

    ResponderExcluir
  44. Quando o jogo tem 4 pessoas e cada um tem sua dupla ,Me encinaram quando os dois adversários pedir truco vc e seu companheiro poderá olhar a carta um do outro? Alguém sabe responder se tem isso?

    ResponderExcluir
  45. Quantas cartas o cara q está cortando pode retira

    ResponderExcluir
  46. Quem pode queimar as carta, da direita ou da esquerda ?

    ResponderExcluir
  47. Se eu virar dama quem sao as manilhas e se virar o 4 as manilhas sao as damas? Se. Virar um 2 as manilhas sao 3? E o jogo fica sem 3? Pq eu so acustumado a jogar o truco mineiro zap 4 paus copa 7 copa espadilha as de espada e ouro 7 ouro e tem o 3 e 1/2 coringa 3,2,A,k,Q e J

    ResponderExcluir
  48. Porque a dama mata um três, se nenhuma das duas é manilha?

    ResponderExcluir
  49. Video Gaming Academy on Youtube (2021) - VIVA.CC
    Video convert youtube video to mp3 Gaming Academy (2019) Videos on YouTube (2021) (https://vivapu.com/en/videos/2021/videos-gaming-academy/) on YouTube.

    ResponderExcluir
  50. Play slots machines at the most exciting casinos in your
    If you were 고양 출장마사지 looking for 동두천 출장마사지 a more diverse casino experience than you're 익산 출장샵 likely 양산 출장마사지 to have, the best slots sites at the most 충청북도 출장샵 exciting casino sites are.

    ResponderExcluir

- Não insulte, ofenda, agrida ou desrespeite o autor ou os demais participantes;
- Por favor, se você não está logado, selecione a opção: Nome/URL