Como Jogar Truco




Vou tentar explicar aqui como se joga Truco da maneira mais simples possível. Apesar de ser um jogo essencialmente simples, o Truco é um jogo de difícil explicação por ter muitas regrinhas. É um jogo de blefe extremamente viciante… então vamos lá marujos.


Preparação: Truco é um jogo para quatro jogadores. Duas duplas se arranjam na mesa, de modo que cada jogador fique de frente para o seu parceiro. Também pode-se jogar individualmente, mas não é muito usual. Joga –se Truco com um baralho normal, porém retira-se do baralho as cartas 8, 9 e 10 (e os coringas é claro). Elas não são utilizadas no jogo.

Objetivo: Vence a dupla que atingir 12 pontos primeiro. Cada mão do jogo vale um ponto, podendo valer mais caso o jogo esteja trucado (explicarei adiante).

Valor das cartas: A primeira regra a ser considerada é de que as cartas seguem uma ordem de valores. Como mostra a imagem, da carta mais forte para a mais fraca, não importando os naipes: 3>2>A>K>J>Q>7>6>5>4




Deve-se lembrar que a Dama (Q) virá depois do valete (J) exepcionalmente no jogo de Truco. Além desses valores fixos, a cada rodada uma carta retirada do baralho determina a carta mais forte do jogo, essa carta é chamada de Manilha, e sempre será o número seguinte da tal carta retirada. Por exemplo: ao iniciar uma rodada o distribuidor das cartas vira uma carta na mesa de número 4, então as cartas de númro 5 serão as cartas mais fortes do jogo, ganhando inclusive do 3 que é a carta mais forte. Nasse caso o cinco é a Manilha.

No Truco, os naipes só terão valores considerados para as Manilhas. Em caso de empate, quando duas manilhas são postas no jogo, os naipes seguem a ordem de valor para desempate, do mais forte para o mais fraco: Paus>Copas>Espadas>Ouros




As manilhas recebem nomenclatura de acordo com o naipe: Zap, Copas ou Escopeta, Espadilha e Pica Fumo, de acordo com a figura acima.

Como jogar (!): Sabendo disso, finalmente podemos começar a jogar. Cada jogador recebe 3 cartas e vira-se uma carta do monte para determinar as manilhas. A mão é dividida em três rodadas e, cada mão, vale um ponto. Cada jogador na sua vez descarta e o jogo segue no sentido horário, e vence a rodada quem tiver a carta de maior valor. A mão é uma melhor de três, portanto a dupla que ganhar 2 rodadas vence a mão e ganha 1 ponto.

  • Empate: Se uma ou mais rodadas tiverem empate, o jogo segue as seguintes regras:
    • Se a mão empatar na primeira rodada quem ganhar a segunda vence;
    • Se a mão empatar na segunda rodada quem ganhou a primeira vence;
    • Se a mão empatar na primeira e segunda rodadas, quem fizer a terceira vence;
    • Se a mão empatar na terceira rodada quem ganhou a primeira vence;
    • Se as três rodadas da mão empatarem, ninguém marca ponto.


TRUCO! Quando uma dupla pede “Truco”, significa que ela está pedindo que o valor da mão aumente. O jogo que normalmente valeria 1 ponto passa a valer 3, se os adversários aceitarem o Truco. Se diz que o jogo fica trucado.

Quando um jogador truca outro jogador, este pode aceitar o Truco e a rodada passa a valer 3 pontos, pode fugir, interrompendo a rodada e perdendo 1 ponto, ou pode pedir Seis, elevando o valor da aposta para 6 pontos. Consequentemente, quando é pedido Seis, as respostas podem ser de aceitar, elevando o valor da rodada a 6 pontos, fugir e entragar 3 pontos “de graça” (já que o jogo já esté trucado, ou pedir Nove. E da mesma forma ainda pode-se pedir Doze.

O Truco é um jogo emocionante por lidar com o Blefe. Você pode ter cartas fracas e pedir Truco com convicção, de modo que os adversário fiquem temerosos e entreguem o ponto de graça. Esses truques se aprendem intuitivamente com o tempo.


  • Mão de 11: Quando uma dupla atinge 11 pontos, não se pode trucar e a partida já inicia valendo 3 pontos. Os jogadores que possuem 11 pontos podem olhar as cartas do seu parceiro antes da partida iniciar.
  • Mão de Ferro: Chama-se mão-de-ferro a rodada em que todos os jogadores possuem 11 pontos, assim quem vencer a mão de ferro vence o jogo. A mão-de-ferro pode ser jogada “no escuro”, nesse caso os jogadores não podem ver a sua mão. Cada um vira suas cartas apenas na hora de descartá-la.
Outras regrinhas:

  • Distribuição: No início da partida um pessoa embaralha a mão, a pessoa a sua esquerda deve fazer um corte e a pessoa a su direita distribui. Na próxima mão, será o jogador seguinte que começa embaralhando e seguindo o mesmo processo.
  • Carta Coberta: Quando um jogador não quer mostrar a sua carta ele pode jogá-la virada, de modo que esta não afetará o jogo (pode ser uma tática de blefe, ou apenas ser uma carta realmente fraca, que não vale a pena ser exibida). Porém, na primeira rodada da mão não pode-se descartar uma Carta Coberta.
Fim. /o/

Bom, acho que é isso, se alguém souber de alguma regra que eu esqueci é só falar, beleza? E quem não souber jogar espero que comecem logo!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.